Dicas

1. Qual carro mais combina com você?

A escolha da carruagem que vai levar você à igreja é muito importante, pois define, de certa forma, a personalidade da noiva. Por isso, vão aí algumas dicas para você escolher o carro que mais combina com seu casamento:

Pretinho básico – este veículo possui mais espaço interno, além de uma abertura maior da porta para a entrada da noiva. É perfeito para vestidos volumosos e noivas que levam a tradição à risca.

Placa preta – este é a imponência sobre quatro rodas. Traz todo o luxo dos anos 70 com o conforto do século XXI. Ideal para quem quer marcar presença.

Luxo recatado – para quem busca o glamour na entrada da igreja, mas também quer economia.

Red glamour – todo o charme do conversível para proporcionar às noivas modernas e arrojadas uma exclusiva sensação de liberdade. Mas, não se preocupe, sem estragar o seu penteado!


2. Como escolher as alianças?

Diante de tantas opções oferecidas pelo mercado atualmente, esta tarefa não é assim tão fácil. Cabe ao casal encontrar o par perfeito que combine com ele.

Alianças de ouro dourado
São as mais tradicionais, porém nunca saem de moda. Diversos são os modelos e opções, desde os mais simples aos cravejados com pedras preciosas ou com o nome dos noivos. A escolha é de vocês.

Alianças de prata ou ouro branco
As alianças de prata ou ouro branco podem servir tanto para casamento, quanto como anel de compromisso. São uma opção mais moderna, mas, como as douradas, também possuem uma gama de opções. Podem ser grossas, finas, trabalhadas ou foscas. As alianças de prata ou ouro branco são um charme à parte e determinarão que o casal é de muita personalidade.

3. O Bolo de Casamento

Diversas são as opções de recheios, tamanhos, camadas, coberturas e sabores dos novos bolos de casamento, pois, além de serem feitos para degustar, também são um encanto à parte.

O tradicional bolo com andares ainda é bastante usado nas cerimônias, mas existem outras opções com estruturas em vidro, em bronze ou acrílico, douradas ou prateadas. A imaginação não tem mais limites.

Os bolos são sempre verdadeiras obras de arte, mas vale lembrar que o sabor deve ser realmente bom. Por isso a dica é que façam degustação da massa, recheio e cobertura antes de escolher sua confeiteira ou cook designer.

Em relação a quantidade de bolo a servir, tudo vai depender do número de convidados, levando em consideração o perfil deles. Lembre-se também que nem todas as pessoas comem o bolo, tendo em vista que existem, além do bolo, os docinhos e chocolates. Por exemplo, se você tem um casamento para 400 convidados, contratar um bolo para 250 a 300 já está de ótimo tamanho.

Cortar o bolo no casamento, significa partilhar o futuro. Por isso é indispensável que os noivos cortem a primeira fatia juntos, acompanhados com o brinde do espumante. E, lembrem-se: não servir o bolo é extremamente indelicado.

4. Chá Bar

O Chá-Bar nasceu por causa do Chá-de-Cozinha (ou Chá-de-Panela, como preferir). É uma  maneira mais moderna de reunir os amigos e, geralmente, é organizado pelos padrinhos ou por um casal amigo.

O objetivo é equipar a cozinha da noiva e o bar do noivo, bem como, a alegria e descontração de reunir os amigos em seus momentos de “solteiros”, poucos dias antes do casamento.

O cardápio pode ser simples, como sanduíches, mesa de frios, saladinhas, pães, patês, torta, crepes, torradas e petiscos, acompanhado de coqueteis, sucos, refrigerantes e cerveja.

Os noivos podem fazer antecipadamente uma lista de presentes, mas nada muito caro, pois lembre-se que ainda terá a festa de casamento.
O Chá-Bar pode ser realizado mais ou menos com 15 dias antes do casamento.

5. Etiqueta: como colocar o nome no convite?

Quando o convite é entregue, atentem a alguns detalhes para que não fiquem dúvidas quanto aos convidados.

Se no convite estiver escrito:
“Para Sr. José da Silva e Família”, toda a família que reside naquela casa está sendo convidada. Não só o casal, como filhos e avós, se for o caso de morarem juntos.

“Para Sr. e Sra. José da Silva” / “Sr. José e Sra” / “José e Maria” (mais informal), o convite está direcionado aos nomes do convite, e não se estende aos outros que moram na mesma casa, como filhos e outros familiares.

“Para Sr. José da Silva”, é apenas para a pessoa de nome citado.

6. Damas e Pagens

As damas e os pagens dão um toque especial ao casamento e tornam o momento ainda mais romântico.

Segundo a etiqueta, a noiva não tem o dever de pagar as roupas; ela fornece somente o buquê, almofada, cesta e o arranjo da cabeça da daminha, as outras despesas ficam na responsabilidade dos pais das damas e pagens. Por isso é importante , deixar bem claro essa questão na hora de fazer o convite, onde os pais terão a chance de aceitar ou não.

É claro, que nada impedirá de você arcar com os gastos, caso pretenda.

As roupas das damas, não precisam ser igual a da noiva , e nem ser do mesmo tom escolhido para a sua decoração. A cor e o modelo ficam a seu critério, quanto mais diferente e despojado, mais bonito ficará.

O fato se repete também para a roupa dos pagens: não precisa ser do mesmo modelo, nem cor, da roupa do noivo, a não ser que isso seja decidido pelo mesmo.
Opte por roupas leves e confortáveis e procure não escolher crianças menores de quatro anos. Podem não se comportar como o desejado, devido à pouca idade, e mudar um pouco o roteiro escrito para o casamento.

7. Lista de Casamento

A data está marcada, os serviços contratados e os convites distribuídos. É hora de organizar a sua lista de presentes. Você vai ganhar tudo o que precisa e vai facilitar a vida dos convidados.

Algumas pessoas preferem colocar a lista de presente em apenas uma loja para não ganhar nada repetido, mas se você mora em uma cidade grande, isso pode ser um incômodo para seus convidados. Fica a seu critério.

-Certifique-se de que a loja entrega em casa sem cobrar taxa adicional.
-Verifique os prazos e condições de troca.
-Inclua artigos de vários preços.
-Não inclua eletrodomésticos de grande porte como, televisão, geladeira, máquina de lavar louça, fogão. Esses presentes costumam ser oferecidos pelos padrinhos e pessoas mais íntimas.
- O casal não deve mandar cartões anexos ao convite com a relação de lojas. Os convidados devem ligar para a casa da noiva e informar-se sobre o endereço dos estabelecimentos.
Agora, um detalhe muito importante: não esqueçam de agradecer os presentes por escrito. De preferência, com respostas personalizadas como: “obrigada pelo lindo vaso”, ao invés do frio e impessoal: “obrigada pelo lindo presente”.

Fonte: dicasparacasamento.wordpress.com

 

 
54 3214.1369 | 54 98413.7207
Av. Júlio de Castilhos | 2258 | Sobreloja | Centro | 95010.002
Caxias do Sul | RS | eleganz@eleganzrs.com.br